Amiga do Mouse » Blog Archive » Cuidados com Dreadlocks
Cuidados com Dreadlocks
29 de outubro de 2012

Resolvi criar este post devido ao fato de receber diversas perguntas como: “Carmen …

  • … Dói para fazer os Dreadlocks?
  • … Quanto tempo dura?
  • … Quem faz?
  • … É difícil cuidar?
E por ai vai as centenas de perguntas que recebo sobre os meu look. Partindo desses questionamentos, resolvi explicar como eu cuido dos meus dreadlocks. Quem me conhece sabe que eu sou completamente desencanada com assuntos relacionados a moda,  e por ai vai. Acredito que a única coisa que eu faço e que chama muita atenção a ponto de pegar pessoas tirando fotos as escondidas é o Dreadlocks.

Cuidados com o Cabelo

Antes de realizar as tranças em meus cabelos eu sempre procuro fazer uma boa hidratação. Pois passo semanas com o cabelo trançado e com isso o cabelo é hidratado uma ou duas vezes no mais, isso depende do tipo de trança que eu faço. Por exemplo, se eu fizer a trança raiz, pois raramente eu faço, eu fico com o cabelo trançado por uns 15 dias, já com o dreadlock eu passo 30 e poucos dias com o cabelo trançado, com isso o cabelo é hidratado uma única vez. Por este motivo, procuro fazer uma boa hidratação de forma que o cabelo não fica sem nenhum tipo de cuidado.

O Dreadlock

Atualmente quem faz os Dreadlêocks em minha não as minhas irmãs Meire e Carla, este mês quem fez foi a Meire, é dia 30 estará fazendo 30 dias que ela deu um up no meu visual. Atualmente eu faço com lã, pois dura um pouco mais que o fio de nylon ou poliester. E eu posso brincar com as cores, sem contar que é mais leve ao meu ver. O dreadlock só fica pesado quando eu lavo, mas devido ao fato de que gosto deles compridos, por isso ao lavar ele pesa um pouco. E não, não dói pra fazer…rs
A quantidade de lã vai depender do tamanho do seu cabelo, eu voltei a trançar o cabelo a cerca de 7 meses. Neste período as madeixas aumentaram um pouco o tamanho, atualmente uso 4 novelos de lã preto e 1 colorido. Lembrando que uso 4 novelos preto devido ao fato de usar o meu dread comprido.

Como Lavar

A pergunta que não quer calar. “Carmen como você lava o seu dread?” Essa é a parte mais chata do cuidar de um Dreadlock. Porquê? Imagina uma blusa de lã que é mal lavada, o cheiro dela é horrível  É mais ou menos assim que seu cabelo irá ficar se você não lavar direito o seu cabelo. Juntará o odor do cabelo mal lavado e mal seco, só de pensar eu fico desesperada.
O processo de lavagem é demorado, pouco mais que 30 minutos dependendo do tamanho do seu dread. Dica, não passe condicionador, pois isso fará com que seu dread saia mais rápido do seu cabelo, uma vez que a função do condicionador é dar brilho e amaciar o cabelo, após a lavagem com o sabão. Não se esqueça de que seu dread é feito de lã, isso será como um amaciante de roupa para ele.
Após molhar todo o dread, você irá lavar por partes, baixe a cabeça como se fosse secar os cabelos, assim você irá passar o shampoo (eu uso o sem sal) esfregando bem o couro cabeludo. Feito isso, enxague bem o cabelo. Repita o processo se achar necessário, eu faço este processo duas vezes. A segunda etapa é lavar as demais tranças, o que é mais fácil.
O processo de secagem é o mais fácil, eu seco a raiz do cabelo com uma toalha bem grossa e utilizo o secador de cabelo. O restante das tranças eu uso toalha, e se esta frio utilizo o secador para evitar um resfriado, pois o meu dread é comprido e acabo ficando por um longo período com as costas molhada.

Cuidados para Dormir

Para dormir não tem muito segredo, isso também irá depender do tamanho do seu Dreadlock, o meu como é comprido eu prefiro amarrar, assim não me atrapalha, e como uso a anos, já estou acostumada a dormir de maneira confortável.
Bom meninas e meninos que também usam dreads, espero que tenham gostado das dicas de hoje. Esta é a forma na qual eu cuido do meu dreadlock, ao meu ver não tem muito segredo. E se ainda tiverem dúvidas, pode comentar este post, ou enviar um e-mail com a sua pergunta 🙂

 

 






6 comments on “Cuidados com Dreadlocks

  1. Sergio Henrique on said:

    Fiz meu Dread ontem , duro uma 7 horas para fazer na cbeça toda , so que onde fs meninas esticaram muito ,entao doeu bastante mas aguentei , mas agora ainda esta super dolorido e queria saber mas o menos quantos dias deve ficar dolorido , ta ruim ate pra doormi

  2. Carmen Moura on said:

    É quando a pessoa que trança puxa muito dói mesmo. O tempo de dor é relativo, eu tenho o couro cabeludo sensível, então sinto incomodo de 3 a 5 dias, depende muito. Atualmente sou eu quem faço, levo dois dias para fazer. Então sinto menas dores, por fazer um pouco mais folgado.
    Se estiver com muita dor, lave a cabeça, deixe a água morna cair bem para aliviar a dor. Outra dica é tomar um analgésico. Ficar com dor é horrível. Quando eu trançava fora eu chegava em casa e já corria para o chuveiro, a água morna acalma é como se você fizesse uma compressa de água morna em uma região que sofreu uma pancada.
    Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar 😀 Abraços!

  3. Pingback: Cabelos Afro e Cacheados

  4. OI , muito legal o post.
    Já viu esses apliques? http://www.donachique.com.br/alongamento-de-cabelos O que acha?
    Conhece essa loja?

  5. Estou usando dread sintético crepo tipo rasta mesmo, vai fazer duas semanas, mas estão assanhados e pegando um no outro..
    O que posso fazer para as mechas ficarem sem assanhar?
    tem algum produto?
    Eu já pensei em colocar algum tipo de fixador nas mechas pra não assanhar tanto.
    estou preocupada com isso apenas.

  6. Carmen Moura on said:

    Oi Luzi, eu nunca usei o sintético. Mas acredito que se usar algum reparador de pontas talvez resolva. Pois o reparador evita deixar os cabelos assanhados, talvez funcione com o sintético também 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

5.412 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Amiga do Mouse - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017 - Design por Dani Aquino