Amiga do Mouse » Blog Archive » Conheça o Seu Orçamento
Conheça o Seu Orçamento
10 de maio de 2017

Eu resolvi escrever este post depois de ouvir vários colegas reclamar de que não sabe pra onde vai o dinheiro. De que estão cheio de sobreviver ao longo do mês, de que vai pegar o duende que esconde o pagamento assim que recebem. Foi aí que me dei conta que estava vivendo da mesma forma, e que estava me enrolando quase todos os meses para saldar meus débitos.

Conhecaoseuorcamento

Comecei ler mais sobre finanças, pesquisei muito e estou conseguindo a me organizar de forma que as coisas estão começando a deixar de ser assustadora e passando a ser mais prazerosa e divertida. E eu garanto, que vai chegar um dia que você irá poder fazer aquela viagem que tanto planeja (Eu finalmente consegui fazer a minha, e sem dividas pós viagem :D)

Estarei postando toda semana uma dica de como se organizar financeiramente, pagar suas dicas e poupar uma graninha. Sugiro que pegue papel e caneta para anotar essas dicas, pois é exercitando que se obtém resultados. E tente visualizar o quanto você ganha e o quanto são os seus gastos ao longo do mês. Partindo disto, ficará mais fácil traçar uma estratégia para liquidar todos os seus débitos.

Primeiro você precisa anotar o valor da sua renda mensal, feito isso, você irá classificar os gastos fixos e os gastos eventuais. Os gastos fixos são coisas como habitação, saúde, educação, alimentação, transporte e etc. Já as os gastos variáveis são coisas como: jantar, cinema, aquela revista favorita e etc.

As contas ficará da seguinte forma: SUA RENDA – (GASTOS FIXAS + GASTOS EVENTUAIS)

organizesuarenda

Quando começar a anotar os seus gastos, irá descobrir onde esta gastando indevidamente. Com isso, será possível se organizar e até poupar, deixando assim de sobreviver durante o mês (E não vai querer matar nenhum duende…rsrs). Agora que você sabe o quanto ganha e o quanto esta gastando, que tal uma atividade até o próximo post sobre finanças? É um exercício muito simples e como eu sou legal vou disponibilizar uma parte do material para que você possa praticar 🙂

Você vai baixar a planilha (aqui) e anote o valor da sua renda, feito isso anote tudinho que você comprar. Comprou uma bala que custou R$0,10 centavos você vai anotar. Se deu R$1,00 você também irá anotar. É só inserir os dados na planilha que ela irá calcular automaticamente, viu como sou legal? 😉

Sabe as notinhas que você recebe depois que paga o produto, o lanche, o pãozinho do café da manhã? Você irá levar para casa e vai guardar em um potinho de vidro. Precisamos de estímulos visuais, conforme você ver as notas se multiplicando no pote, você irá pensar se aquelas notas realmente foram necessárias ou elas estão se multiplicando sem necessidade alguma?

notas fiscais

E se você gostou deste post deixe um comentário, se tem dicas, dúvidas ou alguma sugestão também pode deixar nos comentários que eu respondo, ou pode enviar um e-mail clicando aqui!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

6.699 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Amiga do Mouse - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017 - Design por Dani Aquino